sexta-feira, 30 de abril de 2010

[ENTREVISTA] XUXA FALA SOBRE O TV XUXA


Desde que estreou na televisão, há 27 anos, Xuxa sempre deixou claro que gosta mesmo é de trabalhar com crianças. Não é à toa que, durante esses anos, a apresentadora se dedicou quase exclusivamente a elas, seja através do programa "Xou da Xuxa" ou dos vídeos musicais voltadas para o público infantil, o "Xuxa Só Para Baixinhos".
Desde 2005, porém, Xuxa vem tentando mudar de foco.
- No 'TV Xuxa', o meu público é totalmente família. E trabalhar para a família não é muito fácil. Ainda mais quando já se tem a imagem ligada à criança há tantos anos - avalia ela, que, por conta dessa dificuldade, tem procurado reciclar o programa ao máximo a cada ano. - A gente está sempre criando quadros que mostrem o que as pessoas buscam - revela.
Apesar das dificuldades de conquistar uma nova audiência, Xuxa admite que tem lá suas vantagens.
- Tenho pessoas que cresceram me assistindo e que realmente me seguem, que acompanham o meu trabalho - reconhece ela, que acredita que a dificuldade para prender os telespectadores de todas a idades em frente à TV também se deve ao horário em que o programa é exibido, às 10h55.
- É um horário um pouco chato porque ainda é infantil. Antes do meu programa, a programação é toda voltada para as crianças. A tarde é bem mais família - argumenta.
Ciente de que precisa "rebolar" para atrair ainda mais a atenção de um público mais heterogêneo, Xuxa tem investido bastante em quadros que mobilizam a família toda, como os concursos. Aliás, foi baseada na ótima repercussão de dois deles: o "Procura-se Um Príncipe" e "A Dona de Casa Mais Bonita do Brasil", que a apresentadora resolveu colocar mais concursos no programa.
- Nessa nova temporada temos três: o 'Estilista Revelação 2010', o 'Top Mirim' e o concurso de Dança de Rua", enumera Xuxa, que, apesar de estar satisfeita com a audiência do programa – que tem alcançado uma média de 11 pontos –, pretende agradar mais seu novo público. - Afinal, é fácil levar um fã mais velho a um show, mas prendê-lo na frente da TV é bem mais complicado", acredita

Como você se relaciona com a produção e a direção do "TV Xuxa". Você participa da criação dos quadros, por exemplo?
Tem alguns quadros em que gosto de dar pitaco. Assim como tem outros que vejo e acabo sugerindo alguma ideia que eles talvez possam gostar. Quando o quadro está pronto e vem com algo de que não gosto, eles, obviamente, seguem a minha intuição. Até porque, estou há muito tempo na televisão. Então eles prestam muita atenção no que falo. Mas a maioria das ideias é deles. Nós temos uma equipe muito grande e criativa. Além do Mariozinho Vaz, que é o meu diretor-geral, o programa ainda tem mais quatro diretores.
Você disse que é muito difícil fazer um programa para a família inteira. Por quê?
No caso do "TV Xuxa" é por causa do horário de sábado de manhã, que é muito infantil. E isso dificulta um pouco. O horário da tarde é melhor, tem mais visibilidade, é mais família. Meu horário é ingrato, chato. Uma das minhas reclamações é que temos tanta coisa interessante para mostrar, tanta coisa bacana... Mas que as pessoas não têm possibilidade de assistir...
Apesar da dificuldade de fisgar o público familiar de manhã, você tem telespectadores fiéis, que te acompanham desde os tempos do "Xou da Xuxa". Como se relaciona com eles?
De um jeito muito bacana. Tem coisas que gosto de ouvir... Tem gente que fala que não fuma ou que fez Veterinária por minha causa. Isso me deixa envaidecida para caramba. É muito legal. Mas às vezes me dá um choque. Quando olho um garoto muito bonito, penso: 'nossa, que garoto lindo!'. E aí ele vem com um 'Xuxa, quero mandar um beijo para a minha mãe, para o meu pai e para você...'. Vejo como o tempo passou e brinco: 'oi, baixinho!'. Às vezes, tem cada homem lindo. (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário