domingo, 15 de fevereiro de 2015

XUXA E A EDUCAÇÃO - VEM VINDO PROJETO NOVO AI !




Vou direto ao assunto, sabendo que, mais uma vez, gerarei polêmica. Eu defendo o trabalho da Xuxa. Já vi e ouvi muitas professoras e pedagogas menosprezando e achei sem fundamento. A própria artista já afirmou em entrevistas que as pedagogas não gostam dela e do seu trabalho. Então, fujo a regra.

Deixo claro que não sou fã de infância, não fui sua baixinha, pois já era grandinha quando seu sucesso invadiu o país, mas acompanhei por ter uma irmã 10 anos mais jovem. Aliás, será que alguém não acompanhou?
A Xuxa nos anos 80 foi acusada de antipedagógica por usar roupas curtas e maquiagem. Nada comparado com o que vemos hoje em dia. As crianças precisam estar antenadas com tudo que acontece, não temos como escondê-las em uma redoma pois crescerão e terão que viver... E na era do funk e das mulheres frutas, já tendo passado pelo axé e boquinha na garrafa, sinceramente, não vejo nenhum mal na Xuxa ter usado shortinhos e botas. Afinal ela era (e ainda é) uma mulher bonita e isso ajudou as crianças a se encantarem já que a TV é essencialmente imagem.
As contribuições positivas do trabalho da Xuxa não são lembradas. Sempre digo isso nos encontros de formação de professores e já consegui convencer alguns.
Nos anos 80 quando inclusão ainda era um tabu a Xuxa já levava em seus programas muitas crianças e adolescentes portadores de necessidades especias. Isso muitos esquecem...
Nos anos 80 quando o aquecimento global ainda não era tão difundido a Xuxa fazia questão de incluir canções ecológicas e tentava estimular essa consciência ambiental nas crianças. Disso ninguém comenta...
Sem falar na neurolinguística, na valorização da autoestima. A Xuxa em seu trabalho sempre ensinou as crianças a lutarem pelos sonhos, afirmando que querer é poder, mostrando que podemos e devemos ser felizes. Hoje sabemos da importância do pensamento positivo para a formação de cidadãos saudáveis psíquica e emocionalmente e o trabalho da Xuxa ninguém lembra...
Nos anos 2000 a Xuxa retornou com um trabalho pedagogicamente correto nos filmes Só para baixinhos e, mesmo assim, tem gente que condena.
Vejo que é muito mais fácil condenar e julgar do que tentar usar o recurso como algo positivo em sala de aula.
As crianças precisam ter prazer em ir para escola e, infelizmente, os professores não percebem isso e tendem a manter a rotina enfadonha. Se prendem em críticas, proibições, julgamentos.
Por isso as crianças preferem as ruas, os vídeo games, a TV e a internet. Por que a escola não pode usar os recursos prazerosos a seu favor? No dia em que a educação for prazerosa ela será eficaz...
Ao mesmo tempo não podemos utilizar somente este recurso. Isso seria muito simplista. O trabalho da Xuxa é bom, mas existem outros também excelentes como: Zé Zuca, Bia Bedran, Palavra Cantada, etc. Sempre precisamos partir do interesse do aluno para depois ampliar sua visão de mundo, apresentando novas possibilidades.
Fora isso, usar os DVDs para acalmar as crianças não deve ser jamais a intenção. E como vejo os DVDs da Xuxa em creches no intuito de passar o tempo e as professoras realizarem outras tarefas.
Os professores precisam saber usar os variados recursos ao seu favor, mas não achando que isso faz a sua parte. Temos nossa responsabilidade como educadores e esta não é a responsabilidade dos artistas e nem da TV.
Como educadora defendo o trabalho da Xuxa, mas não concordo em usá-lo aleatoriamente. Há necessidade do planejamento, do direcionamento pedagógico. Afinal, esse é o nosso trabalho. O da Xuxa é entreter e não educar, e ela o faz muito bem, façamos bem o nosso.
Pensem nisso...
Beijinho, beijinho e tchau tchau por hoje! - Paty Fonte (Pedagoga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário